Total de visualizações de página

domingo, 11 de setembro de 2022

relação custo-benefício

A primeira vez em que prestei mais atenção ao termo "custo-benefício" foi durante o horário de almoço, no meu trabalho como secretária bi-lingue de uma multinacional. Tinha meus trinta e poucos anos e vivia uma fase difícil, em que, recém separada de um casamento fracassado, engolia a refeição mais preocupada com assuntos domésticos, sem me envolver com muitos papos. Mas eis que na mesa ao lado ouvi uma conversa à qual decidi prestar atenção. Lembro-me quando uma das moças, com ar muito resoluto, falou: "eu escolho namorado como quem compra uma geladeira; vejo sempre a relação custo-benefício"! Aquilo foi um soco no meu peito. Nunca tinha pensado nisso. Pra mim assunto do coração era coisa pra se tratar com o coração. Foi aí que começou o erro. Nunca fui orientada nessa matéria, minha mãe com seus problemas de saúde, pouco se envolvia com os namoros das filhas. Acabamos por escolher os parceiros sem a mínima orientação e deu no que deu! Custei a metabolizar a regra do custo-benefício, pois nunca havia vivido essa experiência. Não é à toa que sempre ouvia minha mãe dizer à minha irmã: "a Sônia é muto ingênua. Acredita em todo mundo". Não gostava de ouvir isso, mas não sabia como consertar a falha. Até hoje tenho um resto de ingenuidade, uma tendência a não enxergar todos os lados de uma questão. Mas aí entra em cena uma ajuda preciosa: os dois filhos que colocam uma luz no meu caminho e me fazem perceber que não sou obrigada a responder na hora a tudo o que me perguntam. Posso pensar primeiro e dar a resposta mais tarde. Isso tem me ajudado...e muito

Um adendo à postagem acima:

não estou mais ariando as panelas; pra que? Não vem ninguém à minha casa inspecioná-las, e pelo tempo que já vivi elas vão ficar brilhando mais do que eu por que? Quem tem que brilhar daqui pra frente é minha alma!!!

Um comentário:

sonia disse...

Falou tudo, Gábi, é como o ditado: dai a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus. É pura sorte, assim como é pura sorte estar aqui hoje para conversar com minha amiga Gábi. Vou colocar um adendo a essa postagem, Veja quando puder.
Beijocas.