Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de outubro de 2018

CATA CACA

Resultado de imagem para catador de coco de cachorro




Estou na fase de escrever sobre o que sinto em relação ao que vivo....sem vontade de buscar um assunto objetivo, que não tenha a ver com minha vida. Para isso há pessoas bem mais habilidosas que eu. Consigo falar sobre o que reflito, a partir do que vejo.

Hoje converso sobre o quanto estamos, apesar de todo o avanço tecnológico, complicando nossas vidas. Chega a ser cômico, às vezes. Um exemplo que ilustra o que quero dizer é a engenhoca para catar cocô de cachorro. Fiquei perplexa ao ver como funciona. 

Na praça onde passeio com minhas duas cachorrinhas assisti a uma cena insólita: uma senhora, segurando seu cachorro com uma das mãos, portava, além de uma sacola, um objeto pesado, estranho e desconhecido para mim (ver foto acima). De repente ela pegou da sacola um saco plástico e revestiu parte da engenhoca. Em seguida, baixando o objeto ao chão, puxou a alavanca do artefato, vestiu a sacola plástica na extremidade, e como uma boca de dentes mecânicos, abocanhou a porção deixada por seu cachorro. 

Olhei espantada para aquilo, perguntando-me de que utilidade seria  algo que é pesado, desconfortável para levar num passeio com o totó e mais complicado que apenas um saquinho plástico para catar caca de cachorro, dar um nó e descartar no lixo mais próximo.

Às vezes o progresso só complica. O robô já anda pelas ruas e nem percebemos...

segunda-feira, 22 de outubro de 2018

a melhor idade






(foto tirada por mim, na sala de jantar)


Muitos dizem  que é a velhice. Se é para viver intensamente o aqui e agora a infância é definitivamente (ao menos para mim) a melhor idade.

Só na infância não temos o que recordar. Vivemos tudo no momento e só vamos nos lembrar de parte disso tudo na idade adulta/velhice. E aí escolhemos o que fazer com o passado. Eu decidi recordar só momentos bons, alegres, divertidos. Se posso compartilhar com parentes que conviveram comigo, muito bom! Se não, recordo sozinha e agradeço sempre por ainda poder me lembrar de tanta coisa.

São tantas que eu precisaria escrever um livro. Mas aí é como álbum de fotografia de família. Só interessa a quem está nas fotos e parta os outros até se torna maçante ter que ver essas fotos todas, já que não conhecemos quase ninguém.

O filme da vida não pode ser revelado e passado mais tarde para nos encantar a alma. Quando pequenos não sabemos o quanto teríamos que valorizar e guardar momentos tão preciosos na memória. Eu me esqueci de muuuuuitas coisas. Mas lembro-me de outras que me surpreendem. Fatos corriqueiros, cenas fugidias, coisas comuns que a mim, sei lá porque, estão vivas. Chego a me ver criança, participando do roteiro da minha vida. 

Não posso me queixar. Para cada ato acontecido que gerou sofrimento, há outro que gerou alegria. Devo pois agradecer porque perto de muitas outras vidas, na média, a minha tem sido boa.

Valeu a pena chegar até aqui!!!!!

sexta-feira, 19 de outubro de 2018

MUDANÇAS








Cada vez mais preciso de menos. Só que preciso muito desse menos.


Difícil explicar, mas vou tentar. Por exemplo, no mundo da informática, preciso da internet (mas desinstalei o face book), preciso do celular, embora me esqueça dele quando estou entretida com algo que goste (e isso acontece constantemente). Preciso ler, mas não tenho comprado livros. Antes, faço releituras de livros que li há mais de 20 anos. Quase não compro roupas novas pois ainda tenho muitas e boas de anos passados. Como sempre fui chegada ao estilo clássico, continuo sempre na moda. Já viajei o suficiente. Não sei se muito ou pouco, é relativo. Agora pago para não ir longe. Gostava de algumas coisas que hoje me parecem totalmente desnecessárias. Mas não abro mão de minha privacidade. Não sei o que é me sentir só. De uma certa forma nunca me adaptei a viver dependente de companhia 24/7. Antes não tinha tempo para cuidar de um cachorro como gostaria. Hoje tenho duas filhotas que não largo por nada. E o mais importante: escolho o tempo que cada vez é mais precioso, para estar junto a meus filhos, que é com quem eu realmente divido meu coração.


Não quero mais compromissos com coisa alguma. Nunca fui de seguir uma religião específica. Mas sempre fiz parte de grupos filosóficos ou metafísicos, até mesmo de natureza espiritualista, que me ajudaram no caminho, até o dia em que senti que podia caminhar por conta própria. 


O que me comovia antes, hoje não é capaz de me arrancar uma lágrima, embora continue sensível a pequenos detalhes que vejo em pessoas, animais e plantas. O mar, a lua, o sol sempre fizeram parte de um mundo mágico para mim. 


Enfim, vivo plenamente tudo o que se me apresenta. E sou grata ao sagrado por me apresentar a vida em todas as nuances.

quinta-feira, 18 de outubro de 2018

O ESCORREDOR DE LOUÇA, TALHERES, ETC...

Escorredor de Louça Costa Azul 10 Pratos Prata - Meridional
(imagem da internet)


(usando os eletrodomésticos e afins para dar forma a idéias que me chegam à mente, já que com eles convivo diariamente)....


Resultado de imagem para escorredor de pratos DINOX




Hoje é dia do escorredor de pratos 😊. Tenho uma paixão que às vezes me cansa (como toda paixão). Mas até acho bom que ela faça parte de mim, principalmente agora na idade mais avançada. É o gosto por cozinhar. Não me abandona nunca.

Hoje é dia do escorredor de pratos, talheres, etc. Finalmente, após muitos anos de procrastinação, comprei um do jeito que queria. Sempre tive os de plástico, mais baratos. Mas como geralmente o barato sai caro, já tive uns 5 ou 6 e todos ou quebraram, racharam ou eram difíceis de lavar. O problema dos escorredores de inox é o preço. Mas resolvi dar um upgrade na minha auto-estima, e honrando o talento de mestre cuca avaliei que mereço um dos bons, pelos anos de dedicação à arte culinária. 

Estou tão contente de vê-lo todo pampeiro fazendo seu papel na minha cozinha, que tenho a certeza de haver feito uma boa ação comigo mesma!

terça-feira, 16 de outubro de 2018

Brincadeira de criança

Resultado de imagem para brincadeiras




Desde criança adorava brincar com coisas que provocavam a imaginação, como quebra-cabeças, adivinhações, etc.

Lembro-me de uma das brincadeiras prediletas das quais participavam algumas crianças ou adolescentes que tinham de escolher uma pessoa para ficar longe do grupo, enquanto as outras combinavam uma palavra que teria que ser adivinhada pela pessoa que ficou separada. De preferência um substantivo comum. Não valia verbo, nome próprio, etc.... A pessoa podia fazer perguntas para adivinhar a palavra,do tipo: pode-se comer? a gente tem em casa? a gente usa pra sair? e uma série de outras....para poder excluir coisas e aumentar a chance de se adivinhar. O critério para se contar os pontos ganhos ficava por conta do grupo. Eu amava essa brincadeira.

Outro dia imaginei que se fosse condenada a viver numa ilha por um mês e me dessem a chance de escolher um só tipo de cada item abaixo, o que escolheria?

a) refeição
b) bebida
c) livro
d) hobby
e) vestimenta
f) calçado
g) radio, celular ou tv
h) cama, rede ou futton
i) um animal
j) acrescente por conta própria mais um item que seja importante para você

Já sei quais seriam minhas escolhas. Gostaria que meus poucos seguidores participassem dessa brincadeira, de alguém que tem muito o que fazer o dia inteiro mas consegue arranjar uma horinha para se divertir e recordar a infância.

Brincar com esse tipo de coisa sempre me anima.....😄😄😄😄😄😄😄😄

terça-feira, 2 de outubro de 2018

LAVADORA DE ROUPA

Resultado de imagem para LAVADORA DE ROUPA

(usando os eletrodomésticos para dar forma a idéias que me chegam à mente, já que com eles convivo diariamente)



Tudo começou com a bendita lavadora. Tenho uma há 46 anos, ainda funcionando perfeitamente. Claro que já troquei a mangueira e uma vez ou outra alguma braçadeira, mas o motor ainda é o mesmo. Estava colocando minhas roupas para lavar quando me dei conta de que sempre segui à risca as instruções para o bom uso dessa máquina. Não usar alvejantes, detergentes ou desinfetantes, usar o nível de água indicado para a lavagem das roupas, girar o botão regulador sempre para a direita, etc. etc.

De repente me dei conta de que tenho uma tendência a "seguir as instruções" de tudo.

Nem sempre isso é o suficiente. Você tem que ousar em matéria de criatividade, quando é para agregar valor ao seu tempo, que cada vez é mais curto. Há pessoas que "jogam" com a lavadora de maneira a facilitar suas vidas. Reparei que uma amiga fazia com a máquina o que os garotos hoje fazem com os joguinhos eletrônicos. Mexia aqui e ali desde que fosse para facilitar sua vida. Alterava os ciclos de lavagem, pré lavagem, enxágue, e ainda aproveitava a água da última lavagem para lavar o quintal de sua casa. Isso há 40 anos. Ainda me lembro. Mas também reparei que ela é esperta para tudo o que faz. Sempre sabe onde comprar coisas para sua casa e economizar muito dinheiro... e isso considerando que tem dinheiro para viver confortavelmente

Eu nasci com tendência para seguir as regras. Desconfio que essa virtude já não pode ser considerada tão nobre assim....