Total de visualizações de página

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

SOLILÓQUIO (diferente de monólogo)







(imagem da internet)


Solilóquio: É o discurso que uma pessoa ou uma personagem mantém consigo mesma, não há troca com a platéia. O solilóquio mais ainda que o monólogo, refere-se a uma situação na qual a personagem medita sobre sua situação psicológica e moral.



Cada vez mais vivo em solilóquio. Ajuda-me a não ficar depressiva, por ter uma vida bastante afastada das pessoas. Um pouco por falta de condições físicas, um pouco por escolha, pois a esta altura ando cada vez mais intolerante com a mediocridade e o baixo nível cultural que assola a sociedade. Não estou disposta a ceder à turba apenas para dizer que sou sociável e dar marcha à ré nos meus pensamentos  Não dispenso a qualidade dos contatos. Prefiro ficar no whatsapp conversando com quem ainda tem um relativo nível de cultura. Apesar de ter amigas que mal sabem escrever corretamente, pois gosto delas como pessoas, não alimento uma convivência constante por não sentir que teria muito em comum na hora de escolher assuntos e o modo de vida.

De vez em quando cai à minha frente alguém interessante e fico grata por isso.

Interesso-me por vários assuntos, que bom! Nunca fico entediada, mas sinto falta da companhia de gente interessante.

A velhice é mais simpática a quem se contenta com o essencial. Mas o essencial é relativo.....




3 comentários:

redonda disse...

Hoje o dia aqui lembra o da imagem na fotografia, com nevoeiro bem espesso e chuva - não dá vontade nenhuma de sair de casa.
Estive a ler um livro sobre o suicídio e a depressão de Andrew Solomon e achei interessante a ideia quanto ao oposto da depressão não ser a felicidade, mas a vitalidade.
um beijinho e uma boa semana

Natacha disse...

Acabei de chegar aqui e gostei do que li, este post podia ter sido escrito por mim. Sem dúvida alguma, o essencial é relativo!

Um beijinho :)

sonia disse...

Queridas, grata pela visita. Gábi, já li esse livro e gostei demais!