(imagem da internet)
"I have never had any sympathy with the ascetic attitude. The wise man combines the pleasures of the senses and the pleasures of the spirit in such a way as to increase the satisfaction he gets from both. The most valuable thing I have learnt from life is to regret nothing. Life is short, nature is hostile and man is ridiculous, but only enough most misfortunes have their compensation and with a certain humour and a good deal of horse-sense, one can make a fairly good job of what is after all a matter of very small consequence."
(trecho do livro THE NARROW CORNER, de S. Maugham)
Nunca simpatizei com a atitude cética. O homem sábio combina os prazeres dos sentidos e os prazeres do espírito de forma a aumentar a satisfação que obtém de ambos. A coisa mais valiosa que aprendi na vida é não me arrepender de nada. A vida é curta, a natureza, hostil e o homem, ridículo, mas apenas o suficiente, a maioria dos contratempos têm sua compensação e com um pouco de humor e bastante bom senso pode-se fazer um bom negócio do que afinal de contas é uma questão de muito pequena consequência.
tenho esse trecho há mais de 50 anos nos meus guardados....
4 comentários:
Um bonito registo.
Cumprimentos poéticos
Não me arrepender de nada parece-me que seria bom.
Li alguns livros do Somerset Maugham, este não sei se o li, vou procurar o titulo para que terá sido traduzido em português
um beijinho e uma boa noite
Encontrei. Foi traduzido para O Mundo é Pequeno e publicado na Minerva, mas acho que não o li.
Adorei A Servidão Humana, os contos dele, o Véu Pintado, embora tenha gostado mais que no filme tenham feito com que ela gostasse do marido, não apenas reconhecer-lhe as qualidades que ele tinha.
O livro que mais gostei dele não sei se há em Português, chama-se Now and Then. Gosto demais desse escitor. Vou comprar o The Narrow Corner, que ainda não li. Beijocas.
Postar um comentário