Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de junho de 2021

AUTO-TERAPIA





Já disse aqui que tenho o blog como uma auto-terapia. Peço que me desculpem se não correspondo ao que esperam de uma postagem interessante. Nem sempre ela o é. Mas se a mim ajuda um pouco a curar feridas mal cicatrizadas já é excelente.

Não estou em idade de procurar ajuda em terapias, já o fiz num passado relativamente distante. Agora tenho o dom de certos arrebatamentos que me trazem ao computador para deixar registrados mais eventos que me vêem à memória a cada dia. Pressinto que é sinal de final de percurso no planeta e considero um privilégio ter a lucidez de fatos que ontem me eram obscuros.

Hoje vejo claramente porque uma pessoa de meu relacionamento está passando pelo mesmo karma que ela infligiu à sua mãe. Não tenho o direito de colocar isso às claras para ela. Respeito demais o caminho que cada um prepara a si mesmo. E tenho certeza que isso deve ser assim. Somos nós que escolhemos nosso futuro. A cada dia de nossa vida temos opções de ir por aqui ou por ali. Lembro-me do filósofo Zygmunt Bauman com a teoria sobre liberdade x segurança  https://www.youtube.com/watch?v=Q3TdhIjBW5Q que disse ser impossivel ter sempre os dois ao mesmo tempo. 

Na época em que eu era jovem não havia conhecido Bauman mas intuitivamente sabia dessa verdade. Fui temperando toda a vida entre uma coisa e outra e hoje percebo que preparei o terreno da minha velhice. Quem diria? Sou grata a esse dom.

3 comentários:

redonda disse...

Acho que todas as suas postagens são especiais e interessantes e me fazem pensar

redonda disse...

(ou recordar como a música que ainda estou a ouvir)

sonia disse...

Fico contente com suas visitas ao meu blog. Significam que alguém entende o que escrevo. Um grande abraço daqui do Brasil à minha terra de origem! :))