Total de visualizações de página

sábado, 4 de novembro de 2023

UM SÍMBOLO FORTE NA MINHA VIDA






Há coisas que marcam nossa lembrança mais fortemente que outras. Por exemplo: se me perguntarem o que me vem à cabeça quando faço minha cama, posso enumerar algumas sensações diferentes, mas que ficaram fortemente associadas ao gesto de arrumar a cama. 

Da infância, ficou a lembraça de minha mãe fazendo a nossa cama (minha e da minha irmã) e isso hoje traz uma sensação de paz, segurança e bem-estar. Morávamos na casa da minha avó.

Mais tarde, já adolescente, na casa nova, lembro-me também de minha mãe fazendo a cama do casal. Não me lembro de fazer minha própria cama (embora o fizesse). Já a sensação era diferente: uma certa curiosidade de saber o que acontecia naquela cama rsrsrs.

Quando casada fazia a cama, mas não tenho lembrança de nenhuma sensação....passou em branco.

Desde 1980, já separada, faço minha cama e o que me vem à lembrança é uma sensação de cuidado comigo mesma, de conforto, segurança, gratidão e uma leve lembrança da minha mãe fazendo o mesmo ritual!!!

2 comentários:

redonda disse...

Se ocorre pensar quando faço a cama, é que não o faço tão bem como a minha mãe e a minha irmã mais velha. No entanto também às vezes a mãe podia não a fazer tão bem, quando estava com pressa e tinha uma expressão engraçada para qualificar essa pressa, não sei se era "puxar só as orelhas à cama" para não alisar rigorosamente lençol e cobertores todos bem esticados.
Gostei deste texto, fez-me recordar
um beijinho e bom fim-de-semana

sonia disse...

Acredito que a cama simboliza sempre alguma coisa para todos nós. Afinal, acompanha-nos a vida inteira!!!
Beijinhos, Gábi.