Total de visualizações de página

terça-feira, 4 de janeiro de 2022

O SILÊNCIO DOS ANIMAIS

 


Certamente quase todos já viram uma luta de animais selvagens, ao menos na televisão. Durante a luta, enquanto  não há ferimentos, ouvimos gritos de um e de outro na fúria pela sobrevivência. Mas aí acontece algo muito estranho assim que um fere o outro. A vítima não emite um som sequer. O vitorioso continua a destroçar sua vítima e o silêncio do que é abatido é total. Gostaria de saber, caso alguém possa me explicar, por que os animais feridos não emitem nenhum grito? Será que não sentem dor^E se sentem, por que ficam em silêncio? Será algum poder especial que possuem,  de sofrer em silêncio?

O fenômeno se repete mesmo entre animais de porte médio e pequeno, até os domésticos. Há barulho na briga, mas depois que um é ferido instala-se um silêncio perturbador...

6 comentários:

redonda disse...

Não me tinha apercebido. Vou tentar descobrir o porquê

sonia disse...

Também dei conta disso há alguns dias, embora já vinha estranhando esse silêncio.

" R y k @ r d o " disse...

Confesso que vejo tantos documentários de animais em luta e nunca tinha reparado nesse (grande) pormenor. Vou tentar aperceber-me.
.
Votos de um Feliz Ano de 2022
Cumprimentos
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.

sonia disse...

Ricardo,
m abraço com votos de um Feliuz 2022!

Ricardo Santos disse...

Não são só os animais irracionais que sofrem em silêncio, mas na realidade isso acontece, embora muitas vezes se oulam gritos de dor quando são atingidos por outros animais ou predadores.
O mais grave e que seria IMPORTANTE para a nossa sobrevivência, é que continuamos a aniquilar a Natureza e aquilo que ela nos dá para vivermos. Somos o pior animal ao de cima da Terra.

sonia disse...

Ricardo,
quando escrevi esse texto não me preocupei em enveredar por atalhos e bifurcações. Quis apenas registrar o fato que venho observando a respeito do silêncio dos animais. Mas fique à vontade para explorar outros aspectos.
Abraço.