Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de janeiro de 2024

REMINISCÊNCIAS


Palavra bonita, talvez um pouco melancólica, mas algumas vezes significando restos de uma lembrança fugaz, como por exemplo, as imagens e sensações que ficam de um sonho.

Na noite passada sonhei algo agradável; ficou um filme meio esburacado, pois não havia uma sequência. Mas o suficiente para imprimir uma imagem bonita em meio a pessoas que me aceitavam com alegria no salão onde havia uma espécie de exposição de artes. Certa amiga surgiu no filme/sonho, mas não consigo saber qual o seu papel, embora sua presença fosse muito prazerosa. 

A essas imagens e sensações dispersas e pouco nítidas, mas suficientes para borrifar uma espécie de perfume agradável em todo o dia seguinte, chamo "reminiscências". 

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

SOLILÓQUIO (diferente de monólogo)







(imagem da internet)


Solilóquio: É o discurso que uma pessoa ou uma personagem mantém consigo mesma, não há troca com a platéia. O solilóquio mais ainda que o monólogo, refere-se a uma situação na qual a personagem medita sobre sua situação psicológica e moral.



Cada vez mais vivo em solilóquio. Ajuda-me a não ficar depressiva, por ter uma vida bastante afastada das pessoas. Um pouco por falta de condições físicas, um pouco por escolha, pois a esta altura ando cada vez mais intolerante com a mediocridade e o baixo nível cultural que assola a sociedade. Não estou disposta a ceder à turba apenas para dizer que sou sociável e dar marcha à ré nos meus pensamentos  Não dispenso a qualidade dos contatos. Prefiro ficar no whatsapp conversando com quem ainda tem um relativo nível de cultura. Apesar de ter amigas que mal sabem escrever corretamente, pois gosto delas como pessoas, não alimento uma convivência constante por não sentir que teria muito em comum na hora de escolher assuntos e o modo de vida.

De vez em quando cai à minha frente alguém interessante e fico grata por isso.

Interesso-me por vários assuntos, que bom! Nunca fico entediada, mas sinto falta da companhia de gente interessante.

A velhice é mais simpática a quem se contenta com o essencial. Mas o essencial é relativo.....