Total de visualizações de página

sábado, 30 de julho de 2011

menino que fere árvores





Caminho sempre num parque perto da minha casa. Ontem assisti a uma cena que me deixou alterada. Contei até 10 e tomei uma atitude. Não dava para me omitir.

Vi um garoto (de uns 12/13 anos) com uma garota um pouco mais nova, munido de um tipo de espeto de ferro na mão, fazendo verdadeiras "feridas" em cada tronco de árvore que achasse pelo caminho. Aquilo me doeu! Cheguei junto ao garoto e perguntei se estava na escola e se a professora já havia explicado como funciona a vida de uma árvore, porque  agora ele  iria escutar:  disse que a seiva dentro do tronco é como se fosse o sangue dentro das nossas veias. Aí fui cruel: perguntei se gostaria que eu pegasse o ferro e espetasse em sua pele até furar uma veia."Não? Que pena, senão iria fazer o teste agora mesmo!" O garoto ficou mudinho da silva. e eu com uma vontade de dar-lhe um cascudo.
Li num blog outro dia que a criança tem um instinto de maldade que só vai ficando mais disfarçado com o tempo e o convívio social, educação recebida, etc. Mas esse instinto ruim às vezes é muito forte e vem à tona. Nos meninos é mais aparente essa agressividade. Mas as meninas também têm sua forma de extravasar a maldade: já vi muita garotinha furar os olhos de suas bonecas (que para elas são como seres humanos). 
Lembro-me de um primo, quando íamos eu, minha irmã, as primas e ele passar férias numa fazenda perto de São João da Boa Vista. Ele era o mais novo da turma, devia ter uns 9, 10 anos e costumava aprontar as suas. Adorava cutucar o traseiro das galinhas para apressar a postura dos ovos. E outras cositas mais que nem tenho coragem de contar...

Um comentário:

Menina no Sotão disse...

Por isso que eu digo que crianças não são esse doce que as pessoas dizem que são. Acho que na verdade o lado selvagem das pessoas, parte integrante da natureza é mais forte na infância e claro que convivendo com outros humanos, entendendo certas coisas, algo de humano aflora, mas não é sempre assim.
bacio