Total de visualizações de página

segunda-feira, 2 de maio de 2011

A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR

A respeito da morte de Osama Bin Laden, desde ontem à noite até agora, ainda não ouvi a importante pergunta que ficou faltando. Incrível como nenhum repórter, nenhum comentarista de TV ou do rádio, ninguém no rádio ou jornal perguntou: POR QUE NÃO MOSTRAM A FOTO DO HOMEM MORTO? CADÊ A FOTO DO OSAMA MORTO?

Se alguém puder me responder porque não houve uma pessoa que fizesse essa pergunta na Globonews, na Rede Globo,  pra não dizer em todas as outras estações, será que não passou pela cabeça de ninguém fazer a pergunta?

O que acontece com essa gente??????????

4 comentários:

Mariana disse...

Não sei o que é pior: não mostrar nenhuma foto, ninguém perguntar, dizer que o corpo da criatura foi jogado no mar (se sim, que horrível, pra quê?), atestar a morte por um suposto exame de DNA... tudo muito nebuloso, parecendo uma ficção científica de qualidade B. Se tinham mesmo que matar esse homem (esta é outra pergunta a ser feita), por que sumir com seu corpo? Por que não lhe permitir um sepultamento como qualquer outro mortal. A arrogância norte-americana parece mesmo não ter limites, e represálias virão, é certo, e essa guerra não tem data para acabar. Obama podia passar sem essa, não precisava competir com seu antecessor.

E desculpe se me estendi: estive o dia todo fora, não vi o noticiário, então é realmente espantoso esse silêncio acerca, não mais do corpo, mas pelo menos de um registro que não seja um simples exame de DNA.

sonia disse...

Há poucos minutos ouvi o Sidnei Rezende da Globonews dizer que fotos não foram reveladas para evitar violência, pois seria considerado uma falta de respeito para com o morto...
Eu acho que o homem teria que ser preso, julgado e condenado, como um assassino do pior tipo. Pegaria prisão perpétua ou talvez até pena de morte, como fizeram com o Sadam Hussein. Ficou meio esquisito o Obama dizer que foi feito "justiça", vc não acha?

Mariana disse...

Olha, eu sou contra a morte, a pena de morte e coisas do tipo. Acho que esse homem teria, como qualquer criminoso, direito a julgamento. Pode parecer estranho o que vou dizer, mas nessa guerra dos EUA contra o dito terrorismo, não sei mais com que escala graduar os crimes. O Osama era um assassino? Era. Mas foi treinado pelos próprios americanos. Depois virou inimigo. Nunca se teve certeza de nada nessa história: apenas sinais esparsos de um mundo abandonado à leste da Europa (os pontos cardeais me confundem um pouco).

Mais falta de respeito, impossível. Para mim, a versão de que o corpo foi jogado ao mar é insensata, não faz sentido. Talvez tudo não tenha passado de uma farsa, e o Osama já esteja morto há muito tempo. Ou seja uma figura lendária, que alimenta o imaginário coletivo americano.

A gente nunca vai saber, isso tudo está com jeito de farsa: primeiro aquele tratamento medieval dado a Saddam Husseim, agora isso?

Estamos mesmo diante de tribunais de exceção bem piores do que os que Kafka prognosticou: não há direito à nada.

O Obama perdeu a chance de proceder como um estadista, que ele prometia ser, agiu igualzinho seu antecessor, com o agravante de ser portador de um prêmio nobel da paz. Eu não entendo muito de 'justiça', mas com certeza ele está muito longe de qualquer atitude que represente uma defesa da paz. O procedimento dos EUA foi idêntico ao da nossa pior polícia: liquidam o inimigo, somem com o corpo. Isso é democracia, estado de direito?

Bem, é só uma opinião, mas acho que o Obama, aos olhos do mundo, já era.

Beijo.

sonia disse...

É Mariana, ele usou isso para se promover politicamente. O poder acaba corrompendo as pessoas mais bem intencionadas. Parece um vírus! Só que muita gente percebeu a jogada e os republicanos não vão deixar barato. Se por acaso o corpo do Bin Laden foi jogado ao mar, nem por isso deveriam deixar de tirar fotos de todo o ritual de que tanto falam. Só quero ver se essas fotos vão aparecer...Estou decepcionada com o Obama!
Beijos, boa noite pra vc.

Sabia que mesmo eu tendo instalado o Feeds no seu blog, não está atualizando? Tenho que entrar e ver o que há de novo. Estranho, né?