Total de visualizações de página

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

O cheiro da naftalina






Para muitos é um cheiro insuportável, para alguns dá alergia, para poucos (o meu caso) traz lembranças maravilhosas e portanto eu adoro esse cheirinho. O pijama e a colcha das fotos eram de minha tia, recentemente falecida. Fiquei com eles e já estou usando. Sinto que faço isso porque, além de me agradar, é uma tentativa de me comunicar com ela. 

Quando fui até seu apartamento para embalar tudo e fazer a mudança para o depósito que há no meu prédio, levei 12 dias completos para terminar a árdua tarefa. Enchi 11 sacos de lixo de 100 l e as caixas grandes de papelão chegaram a 100 unidades. Fiz tudo sozinha. Mas descansava entre uma semana e outra voltando para meu canto, onde podia dormir numa cama, pois lá dormia num colchonete, no chão. Não gostei nada, nada...e levei minha querida cachorrinha que dormiu em sua cama e não estranhou nada. 

O que mais me surpreendeu é que minha tia era acumuladora, e apesar de juntar coisas durante os 46 anos em que lá morou, só havia uma certa "bagunça organizada" em seu quarto, onde tudo ficava em sacolinhas de supermercado (ela vivia prometendo que iria desocupar aquela bagunça e nunca conseguiu fazer isso). Mas o mais surpreendente é que, quando fui arrumar as coisas dela, abri o guarda roupa e comecei a tirar as roupas de cama, banho,vestidos, etc, e não encontrei uma só barata ou traça. Estava tudo impecavelmente limpo e livre de insetos. 

Adivinha se eu abri um pacotinho de naftalina que ela ainda guardava e distribui as bolinhas no meu guarda roupa? Esse cheirinho (claro que é de longe e de leve) me agrada bastante. Enquanto eu tiver naftalina por perto minha tia estará comigo!!!

2 comentários:

Um Jeito Manso disse...

Olá Sónia,

Estive de férias e quebrei minha rotina de fazer visitas aos amigos. Regressei esta semana ao trabalho e não tem sido fácil, muito trabalho. Mas aqui estou para ver suas recordações de sua tia.

Ao ler lembrei quando fui levantar a casa de minha tia Nena. Também foi terrível.

http://umjeitomanso.blogspot.pt/2013/08/o-destino-triste-dos-livros-sem-dono.html

Também quis ficar com coisas dela, para que a sua vida, acumulando coisas, tenha valido a pena. Queria que suas coisas ficassem para os sobrinhos, sempre fez questão de dizer isso.

Um beijinho, Sónia, gostei muito de ler o que escreveu embora eu não goste muito de cheiro de naftalina, prefiro alfazema.

sonia disse...

Que bom vê-la de volta ao meu sitio!Espero que tenha passado férias bem gostosas!
Voltarei com mais tempo para ver seu blog. Também tenho andado cheia de tarefas, embora já aposentada, as coisas não deixam de se acumular, se as abandonamos por alguns dias.
Beijos, e concordo que alfazema é bem mais gostoso :)