Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de outubro de 2021

O difícil equilíbrio.


                        

                      (imagem da internet)


A vida não é gerenciável para o futuro. Queremos dizer que somos gratos por tudo o que recebemos, claro que somos. Queremos pensar que o que decidimos ontem seria a solução ideal para vivermos hoje, mas não é bem assim. O que vamos escolhendo pelo caminho nem sempre é o suficiente para hoje. Fica sempre uma falta, uma frustração. E para não ficar só nas idéias, gosto de exemplificar o que estou dizendo aqui

Hoje é o aniversário de uma prima irmã, por quem tenho uma grande estima. Somos almas que se entendem muito bem. Mora numa cidade do interior do Estado de |Minas Gerais, tem a minha idade, é linda até hoje, ao completar 76 anos. Gosta de decoração e é costureira de alto padrão. Frequenta a alta sociedade de sua cidade, onde a vida é muito tranquila. Seus avós maternos eram ricos e embora ela viva com dinheiro dado pelos filhos que são 3, todos estão bem de vida e a família dela é enorme. Hoje vai receber em sua casa cinematográfica, a familia toda, que por baixo deve ser de mais de cem pessoas, entre filhos, netos, bisnetos, primos, tias, etc.

Falei tudo isso pra dizer que minha vida foi trilhada dentro de uma escolha totalmente diferente. Minha família é minúscula. Tenho apenas uma irmã ( (a outra morreu com 19 anos). Essa irmã que restou sofre de doença mental e nosso relacionamento é aos trancos e barrancos. Tenho dois filhos (muito amados e a razão maior da minha vida). Eles não têm filhos. Só tenho uma neta adotiva, pois o mais velho é casado com uma mulher que já tinha uma filha. O mais novo é solteiro. Meus pais e única tia já faleceram. Então minha família se resume a 5 pessoas, eu incluída. Mas desde jovem optei pela parte cultural. E nunca conseguiria morar numa cidade em que minha prima (essa que faz anos hoje) mora. Lá o acesso ao que eu sempre valorizei é difícil. Mas não impossivel.

Hoje senti falta de uma família grande.

Como diz o filósofo Zigmund Ballmann: não se pode ter os dois: liberdade e segurança. A vida é um equilíbrio entre esses dois fatores. E eu optei mais pela liberdade....


Um comentário:

redonda disse...

Uma grande coragem optar pela liberdade - raramente o fiz e quando o fiz, uma vezes correu mal, mas não muito mal, ficou a experiência, e outras correu bem, mas procurei mais a segurança e neste momento as pessoas que me são mais próximas são também quatro