Total de visualizações de página

sábado, 28 de agosto de 2021

DOIS TEXTOS APANHADOS DE MEUS ARQUIVOS

 

 

 

“Na região de Chiang-Shih, no estado de Song, há lindas florestas de plátanos, amoreiras e ciprestes. Acontece que, quando atingem dois ou três palmos de altura, algumas dessas árvores são cortadas para servir de poleiros; das que medem quatro ou cinco palmos, há algumas que são cortadas para fazer estacas e, das que chegam aos sete e oito palmos, muitas são serradas para tábuas de caixões. Assim, nenhuma destas chegou ao termo natural da sua vida, nem pôde desfrutar, do alto do seu cume, a imagem do mundo para a qual tinha sido criada e, a meio do seu destino, caiu sob golpes do machado. Este é o perigo de se ser útil...;”

 

                                                                           Ichonang-Tseu

10 comentários:

Ricardo Santos disse...

Lá está o homenzinho a querer imitar a natureza na sua reciclagem natural, julgando estar ciente de que consegue imitá-la. Infelizmente somente a destrói, sempe à conta do negócio, dinheiro e poder :((( !

sonia disse...

Eu já vejo uma fase da minha vida em que fui muito estúpida, pois fazia de tudo para ser útil a alguém. Recebi o troco. Só não cheguei ao ponto de virar madeira para caixão, mas cheguei a virar estaca.

Ricardo Santos disse...

Podíamos fazer muita coisa, mas tinhamos obrigação de nos lembrarmos sempre deste Planeta Terra que nos acolhe há milhares de anos e que nunca nos pediu nada em troca.
O que vamos deixar aos nossos netos :((( ???!!!

sonia disse...

Ricardo,
você interpretou o texto visando um carater coletivo, genérico. Para mim, há 40 anos, vivi um drama que só fui reconhecer mais tarde, após a leitura desse texto, e aprendi que ser útil por algum tempo, sem pensar nas consequências, pode fazer você virar tábua de dimensões diferentes...felizmente acordei a tempo de não virar tábua de caixão.
Abraço.

Rajani Rehana disse...

Beautiful blog

Rajani Rehana disse...

Please read my post

sonia disse...

Thans so much for the kind words. I Will visit your blog soon after lun ch

sonia disse...

Hi Rajani, I tried to visit your profile but it seems impossible, as they put a stripe over half of it.
Regards from Brazil,
Sônia

redonda disse...

Talvez só ás vezes exista esse perigo e noutras possa haver o ser útil correspondido

sonia disse...

É possível quando há amor.😘