Total de visualizações de página

domingo, 23 de fevereiro de 2020

Como Somerset Maugham me ajudou

Resultado de imagem para somerset maugham




Estou lendo uma obra de Somerset Maugham (um de meus escritores prediletos). Foi um achado o que descobri em seu livro entitulado Summing Up. Diz ele a uma certa altura que estranhava, em sua juventude, encontrar rapazes que pareciam muito mais capazes que ele, verdadeiros gênios! Isso fez com que se dedicasse cada vez mais à leitura, a ver se descobria o segredo de escrever bem. Mais tarde constatou que na juventude é muito comum encontrar jovens que aprendem com facilidade qualquer tipo de coisa: música, estilos de escrever, idiomas, etc. E parou de se comparar aos outros quando percebeu que na idade madura alguns desses rapazes produziram obras consideradas medíocres tanto no gênero literário, como musical ou teatral. 

Daí eu constatar que no meu caso não é diferente: o que eu podia oferecer de melhor em todos os aspectos já ficou para trás, no período da minha juventude. Para dar um exemplo, basta dar uma olhada no meu blog. Quando comecei a escrever, lá por 2007, tinha muitos seguidores. Hoje apenas uns 9 ou 10, quando muito, me visitam. Não me queixo. Agradeço por ter percebido que eu faço parte da regra geral, pois não tenho talento para escritora. O máximo que pude oferecer nos meus textos já ficou para trás.

Hoje escrevo mais para conversar comigo mesma e evitar que o cérebro congele!

4 comentários:

redonda disse...

Nisto dos blogues não me parece que seja pelo talento que se têm muitos seguidores, às vezes pode coincidir, mas outras vezes, não, e consigo lembrar-me de vários blogues cujos autores escrevem incrivelmente bem e não têm muitos seguidores.
E não sei se já o disse antes mas senão digo-o agora, acredito que tens talento para escritora e isso continua a verificar-se nos textos de agora, como este.
um beijinho e uma boa semana

sonia disse...

Gábi, minha querida portuguesinha. Seus comentários sempre me estimulam a continuar no blog. Cada vez mais valorizo as pessoas que saem de sua zona de conforto para deixar um carinho a alguém. Considero-a uma amiga de verdade, daquelas que são minhas almas gêmeas. E pode crer que são bem poucas, mas valem ouro!!! Um beijinho.😘

redonda disse...

E eu a responder por email :)
Vou repetir aqui o que escrevi e escrever um pouco mais, porque esta resposta me deu força e calor para o resto do dia (estando nós aqui no Inverno, nem sei como é que algumas pessoas pelo Carnaval a imitar o que se passa no Brasil conseguem andar com tão pouca roupa)
um beijinho grande
Gábi

sonia disse...

Gábi,
como eu disse por email, o Carnaval parece mais um tipo de exorcismo em que as pessoas botam todos os demônios pra fora. Andar quase nus é uma desculpa para a pouca vergonha.
Beijinhos.
Sônia