Total de visualizações de página

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

um antúrio que sobe pelas paredes



foto da internet (autor desconhecido)




Uma vez eu vi uma casa que me impressionou muito por um detalhe. Suas paredes por dentro eram pintadas de branco e por elas subia, nos cantos, uma folhagem de um verde escuro que começava no chão, subia até o teto e continuava seu caminho pelo ângulo entre o teto e a  parede. O efeito que isso fez em mim foi tão forte que desde aquele dia (eu devia ser adolescente) prometi a mim mesma que "felicidade era ter uma sala com aquela planta subindo pelas paredes". 

Hoje, forçando a memória, não consigo me lembrar em que lugar vi essa casa ( talvez numa praia) e nem de sua proprietária ou proprietário . Para mim era o máximo da felicidade ter aquela arte natural feita pela planta nos ângulos daquela sala. 

Não encontrei a folhagem a que me referi no texto, mas era mais ou menos como a da foto, só que as folhas eram mais estreitas, sem as estrias brancas.

Fica a recordação, mas eu achar essa planta volto aqui para postar a foto.

2 comentários:

Um Jeito Manso disse...

É uma planta linda mesmo. É sóbria e subtil ao mesmo tempo. Percebo o seu apego.

Eu, na minha memória, tenho brincos de princesa. Há muito tempo que não vejo e tenho-os fresquinhos nas minhas lembranças: umas flores lindas, pareciam coisa de brincar.

Um beijo, Sónia.

sonia disse...

Esse brinco de princesa de que você fala não é o mesmo que minha avó tinha no quintal dela, quando eu era criança. Vi no google mas não achei o que havia no quintal da nossa casa. Era mais rendilhado, com dois tons de rosa (claro e escuro) e tinha o formato de uma lanterninha redonda. Parecia uma filigrana. Os que vejo agora são lindos também,mas completamente diferentes.
Interessante como algumas coisas aparentemente simples ficam marcadas em nossa memória para sempre. Era um antúrio bem selvagem, despretensioso, mas o que me impressionou talvez, além do efeito da cor escura sobre o branco, foi a valentia dele de conseguir se agarrar nas paredes e emoldurar a sala inteira (que não era pequena...rsrs)