Total de visualizações de página

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

trechos. do LIVRO DO DESASSOSSEGO


fotohttp://pessoasempre.blogspot.com.b

397.
...
Lembro-me de repente de quando era criança, e via, como hoje não posso ver, a manhã raiar sobre a cidade. Ela então não raiava para mim, mas para a vida, porque então eu (não sendo consciente) era a vida. Via a manhã e tinha alegria; hoje vejo a manhã , e tenho alegria, e fico triste...A criança ficou mas emudeceu.


398.

Tenho por intuição que para as criaturas como eu nenhuma circunstância material pode ser propícia, nenhum caso da vida ter uma solução favorável. Se já por outras razões me afasto da vida, esta contribui também para que eu me afaste. Aquelas somas de factos que, para os homens vulgares, inevitabilizariam o exito, têm, quando me dizem respeito, um outro resultado qualquer, inesperado e adverso.
Nasce-me, às vezes, desta constatação, uma impressão dolorosa de inimizade divina. Parece-me que só por um ajeitar consciente dos factos, de modo a que me sejam maléficos, a série de  desastres, que define a minha vida, me poderia ter acontecido.




Ah! Como eu entendo o que sentias, FP! Tenho por sorte o ensinamento que passaste a quem tiver vontade de aprender o que é a vida, e ainda por cima não querer passar pelos cansativos e desgastantes processos inúteis da experiência por teimosia de apenas tê-los.

Nenhum comentário: