Total de visualizações de página

domingo, 24 de junho de 2012

RELAXAMENTO E EMANCIPAÇÃO

Noto um relaxamento nas atitudes das mulheres que me parece uma tentativa de emancipação, de querer os mesmos direitos dos homens, e é aí que a confusão se instala. 


Vou explicar melhor e vocês julguem como queiram.


Ontem,  almoçando num restaurante, percebi que a moça ao lado de minha mesa, acompanhada do namorado e de mais dois casais, comia como uma pessoa desprovida de um dos membros superiores, ou seja, não sabia fazer uso da faca. Enfiava bocados inteiros de agrião, (entenda-se folha e galhos) na boca e "socava" com o garfo, já que por ser o volume maior que sua boca, necessitava da ajuda de uma ferramenta que acomodasse os bocados. Fiquei hipnotizada, não conseguia tirar os olhos daquela cena. Já vi cabras comendo com mais elegância.E pensei que seu acompanhante não notou a bizarrice nem iria notar nunca, pois era um tipo que não parecia ter melhores modos que ela. Estava mais interessado em enfiar pedaços de batatas na boca, como sua namorada faria em seguida aos ramos de agrião. 


Esse fato me fez lembrar um outro, verídico também, contado por uma conhecida que morava com o sobrinho. Esse rapaz tinha uma namorada que numa certa noite iria jantar na casa deles, para comemorar o pedido de casamento, que seria feito em pleno jantar. Quando a moça chega, entra  na sala e atira a bolsa sobre o sofá, antes de cumprimentar as pessoas. Pois bem, esse inocente gesto brusco foi o que bastou para o rapaz desmanchar o compromisso. Disse ele à tia que aquilo foi uma agressão que ele não conseguiu deixar de perceber. Ficou imaginando se conseguiria aturar gesto semelhante na vida de casados. Achou-a relaxada e imaginou que isso não iria ficar só por aí. Terminou no ato, e imagino que até hoje a moça deva estar pensando o que gerou tal atitude por parte do namorado.


Contei esses casos para refletir sobre uma coisa: direitos das mulheres não significa incluir a perda de feminilidade, que é justamente a parte nobre do sexo feminino, a delicadeza de gestos e comportamento. Não quero dizer com isso que se deva ser blazé, acomodada, lerda e folgada...,mas há uma feminilidade nas mulheres que é a maior arma de que dispoem. Se elas não se vigiarem e botarem isso a perder, a humanidade estará condenada a ter um sexo só: o hermafrodita, e está tudo resolvido. Acabam-se as guerras entre os sexos....

2 comentários:

mfc disse...

Tocaste no ponto fundamental.
Confunde-se muito hoje direitos com feminibilidade!
Ora uma coisa e outra podem e devem andar a par e não a ponto de se excluirem!
Tens toda a razão.
Beijinhos,

sonia disse...

Olá Manuel,
aí também deve haver tipos como os daqui, imagino...a sorte delas é que há homens que as merecem, hehehe
Beijos e boa semana!