Total de visualizações de página

segunda-feira, 7 de maio de 2012

PESQUISA DE OPINIÃO

Resultado de imagem para o mulato de portinari

                                                                                   


Estou propondo uma pesquisa de opinião. 
O caso aconteceu comigo e fiquei confusa para saber a melhor atitude a tomar.
Explico: fazia compras numa farmácia e como não havia o complexo vitamínico que eu queria em tamanho grande, avisei ao balconista (um rapaz da raça negra) que iria na farmácia ao lado conferir se eles tinham o produto e caso não encontrasse voltaria para comprar com ele. Pedi que reservasse o frasco por 10 minutos, visto que era o último. Acontece que acabei encontrando o frasco no tamanho grande, na outra farmácia. Comprei lá. No entanto achei por bem voltar à primeira farmácia e avisar ao balconista para liberar aquele único frasco à venda. Quando cheguei, havia 4 balconistas atrás do balcão, nenhum deles era o que me atendeu.

Pergunta: 
como vocês se dirigiriam  aos rapazes, pois a farmácia estava vazia e todos olhavam na minha direção para me atenderem. 

O que eu disse a um deles  foi:
- gostaria de falar com o rapaz que me atendeu agora há pouco, mas que não estou vendo no momento.
Ao mesmo tempo fiquei pensando que se eu falasse : gostaria de falar com um rapaz afro-descendente que me atendeu há pouco, as palavras soariam muito estranhas e com uma conotação, aí sim, de preconceito racial. Comparando-se a situação onde em vez de um afro-descendente, estivesse um japonês, sinto que seria mais leve e natural dizer aos balconistas: - estive há pouco aqui e um rapaz japonês me atendeu...

O que vocês acham disso? Por que no caso do japonês não é preconceito e no caso do negro é?

Para mim, sinceramente, a vida está ficando muito chata e complicada com todos esses "polìticamete correto ou incorreto" ....tenho até medo de ser presa se abrir a boca para cantarolar alguma canção que na minha época era natural e ninguém se importava. A cabeça das pessoas é que está ficando um lixo.

Nota: O Portinari têve sorte de não viver nesses dias, senão já teria sido processado...

Nenhum comentário: