Total de visualizações de página

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

APRENDENDO COM OS SONHOS...

foto daqui




Nunca é tarde para se aprender mais e mais. E o meu tipo predileto de aprendizado é quando consigo captar algo sobre mim mesma, que me ajude a entender melhor e saber lidar com uma dificuldade que cause um certo transtorno no viver. Viver bem é tudo o que eu quero. Comigo tem acontecido um fato relativamente novo, que é o de sonhar de forma mais intensa, lembrar-me do sonho e descobrir a mensagem oculta em seu conteúdo.
Hoje, por exemplo, acordei sentindo a nítida sensação de que uma importante mensagem me foi revelada: NÃO CONTE COM NINGUÉM PARA AJUDÁ-LO A REALIZAR SUAS TAREFAS. Isso não quer dizer que vou me tornar uma pessoa auto-suficiente e desprezar uma ajuda oferecida na hora oportuna, por alguém que demonstre boa vontade em colaborar comigo. Mas a ajuda tem que acabar aí. Se minha tarefa é mais longa tenho que contar comigo, pois ninguém tem obrigação de seguir o caminho a meu lado em missões que só a mim foram dadas executar.
Hoje sonhei o seguinte: estava numa firma trabalhando e uma colega deu-me a chance de ficar no lugar dela durante suas férias, já que havia falado com o chefe e ele concordou. Bem, ela ocupava um cargo super importante numa multinacional e seu chefe era o presidente da empresa, um americano que precisava de tudo para "ontem" (quero fazer um parênteses e dizer que a vida toda trabalhei como secretária executiva de multinacionais, sempre em cargo de vice-presidência, sendo que nas duas últimas firmas tive a chance de substituir a secretária do presidente por motivo de férias dela, até que chegou a chance de eu ocupar dali em diante o cargo de secretária do presidente). Acontece que parei de trabalhar em 1994, hoje sou aposentada e o sonho de ontem tem tudo a ver com aqueles tempos. Para quem tiver a curiosidade de ler essa longa dissertação, vamos lá....Em meu sonho dessa noite passada, estava eu para substituir a secretária que ia de férias e ela me passou um calhamaço de papel que teria que ser copiado em uma máquina super moderna, recém chegada na firma, que ninguém ainda sabia manusear, a não ser ela. Bem, aprendi o manejo e comecei o trabalho, sendo que minha colega estava ao meu lado. Na hora em que ia encerrar a tarefa, faltando uma última folha, percebi que a máquina não aceitava o comando e ela disse que para encerrar a cópia havia um comando especial que iria me ensinar. Só que nesse exato momento ela recebeu um telefonema dizendo que o sobrinho havia sido sequestrado e me deixou, saindo correndo por um caminho que se transformou em um quase charco, cheio de buracos, por onde ela conseguiu atravessar com facilidade. Já eu saí correndo atrás dela, na tentativa de ao menos ser informada verbalmente como faria para finalizar meu trabalho com as cópias. Só que eu estava de salto alto e a todo momento enganchava o salto nas irregularidades do terreno e cada vez me afastava mais da secretária. Resultado: não consegui terminar a tarefa. Não sei o que iria acontecer comigo, pois a cena seguinte do sonho foi mais problemática ainda: para eu me dirigir ao local de meu trabalho tinha que seguir por um caminho onde havia um tipo de labirinto formado por uma cerca de arame onde eu entrava mas não conseguia achar a saída. Os meus colegas que passavam por ali tentavam me ajudar e eu tinha que dar marcha ré e recomeçar o caminho. Minhas roupas ficaram rasgadas  pelo esforço de passar nos arames. Finalmente cheguei à minha sala e "meu chefe provisório" foi muito amável, sabendo das minhas dificuldades para chegar até lá. (não me perguntem como ele soube...rsrs)

A mim ficou claro que, apesar da boa vontade das pessoas, sempre pode acontecer um fato que faça com que a pessoa que está me ajudando fique impedida de continuar a fazê-lo. Por essas razões tenho que contar comigo e o melhor a fazer é entrar de cabeça em toda e qualquer situação, prestando toda a atenção possível, enquanto posso.



2 comentários:

JFernandes disse...

Sonia, que engraçado, mais uma coisa temos em comum. Já vivi esta situação e entendo perfeitamente o pânico que você sentiu no seu sonho.
E por falar em sonhos, posso te contar o meu? Pois bem. Tenho um sonho recorrente. Estou viajando por lugares estranhos, é noite, e eu não sei onde estou e nem como voltar para casa...
Ao acordar, eu ainda podia sentir o mêdo e o cansaço daquela viagem interminável. Este ano, sem planejar, acabei por fazer várias viagens, lugares estranhos, algumas cidades perto, outras muito longe... Todavia, para minha surpresa, não sentí qualquer mêdo. Sentí alegria, excitação infantil e grande paz. Fiz amizade com as pessoas companheiras de viagem, almocei em lugares exóticos... foi tudo maravilhoso... Então, o pesadêlo de tantos anos acabou. Acredite. bjs querida.
JFernandes

sonia disse...

É complicado tentar interpretar os sonhos, ainda mais os de outra pessoa. Tudo depende muito da história de cada um. Eu sempre sonho que estou em um grupo de pessoas, sempre fazendo alguma coisa junto com elas, com determinada tarefa para cumprir, mas há uma sensação de que preciso me empenhar para conseguir cumprir o que esperam de mim. (que raiva, nem no sonho a gente tem sossego...rsrs)
Ainda bem que seu sonho (mais para pesadelo) acabou. Isso porque talvez ele se transformou em realidade, mas numa realidade agradável, e só parecia pesadelo porque vc ainda não o tinha realizado.
Beijos