Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de julho de 2011

UM SONHO




Essa noite sonhei que estava na festa do meu aniversário. Era um local que nunca vi antes, uma mistura de salão de festas com loja de doces. Imenso. Havia muitas pessoas e na entrada à direita era "o caixa", para o caso de alguém querer comprar algum bolo ou doce. As pessoas organizaram minha festa em um salão dentro desse local, com uma grande mesa de banquete, onde todos se sentavam para começar a se servir. Não havia pratos salgados. Só doces. Maravilhosos. Eu trouxe de casa um grande bolo que foi decorado por confeiteiros que trabalhavam nesse local. Em determinado momento, ao circular entre as pessoas, peguei um copo de iogurte misturado com sorvete (tipo frozen iogurte) que não cheguei nem a experimentar, pois perdi em algum canto, e até o final do sonho não consegui encontrar mais. Vi-me com cabelo tingido de preto e que necessitava pentear-me, mas não conseguia encontrar um pente. Tentei ajeitar os cabelos com as mãos. Antes de sentar-me à mesa com as pessoas, percebi que um rapaz de blusão laranja rosado, se dirigiu ao caixa com um prato de 1/2 bolo, e fez menção de sair sem pagar. Ao me ver ele mudou totalmente de atitude. Desistiu de seu intento, dirigiu-se à mesa onde estavam os convidados, e ao passar por mim com o prato de bolo que tencionava levar, deu-me um sorriso amistoso. Eu sentei-me à mesa e deveria comer com as pessoas. Estranho que só havia doces (e eu que sou diabética não me lembro de ter provado um doce sequer). No final, as copeiras desse salão começaram a tirar os pratos, copos e talheres da mesa e num determinado momento eu resolvi ajudar as copeiras, tirando meu prato e copo e levando à cozinha. Só eu fiz isso e não reparei se as pessoas acharam estranha a minha atitude, já que a festa era por causa do meu aniversário e havia pessoal contratado para o serviço de copa. Mas ninguém falou nada.

Esse sonho me deu várias dicas. Estou ainda metabolizando alguns fatos mais marcantes. Talvez volte a comentar alguma coisa. Aceito pitacos rsrs.

8 comentários:

Menina no Sotão disse...

Não sei, estou ainda tentando entender o sonho. Tenho essa mania. E por mais que os movimentos existam, estou presa a ilusão dos doces. Adoro bolo de aniversário, mas detesto aniversários. kkkkkkkkkk

bacio

sonia disse...

Vou amadurecer o conteúdo. Já saquei algumas coisas. Muito bom sonhar e se lembrar do sonho inteiro. Dá pra fazer uma boa análise!
bjs

Mariana disse...

Isso é uma raridade, conseguir lembrar-se do sonho com essa nitidez.

:)

sonia disse...

Você também tem esse poder. Então ambas somos "avis raras". No meu caso a coisa ficou mais evidente nos últimos meses, talvez por causa de um medicamento.
Bom soninho com muitos sonhos pra vc!

Mariana disse...

Mas é que você lembrou do enredo, um enredo ordenado. Meus sonhos quasse nunca têm isso, uma sequência que eu possa manusear. Vou reorganizando-os à força de ordená-los.

Sonhar com doces pede uma metabolização, meeeeeeeeeeesmo (rs). Não como doces, embora coma coisas doces, como as próprias frutas. Mas há muitas coisas significativas no seu sonho, como o gesto final de ajudar as copeiras. Sinal de que você talvez quisesse oferecer mais do que doces aos seus convidados...
:)

sonia disse...

Tudo leva a crer que meu diabetes é psicossomático! Você me deu uma dica preciosa, agora! Veja que interessante: em meus relacionamentos com os homens, de alguma forma senti a necessidade de garantir que estivessem felizes. Deixava-me em segundo lugar. Mas isso não era consciente. Agora percebo que qualquer relacionamento futuro, em geral, está prejudicado enquanto eu não consertar essa falha. Minha atitude de "querer agradar" (com todos sou assim) acabo ficando estressada e de repente chuto o balde...rsrs Já terminei inúmeros relacionamentos num ímpeto de "me livrar" da sensação de ter que continuar a ser "prestativa", já que isso não me desagradava a princípio.
No sonho, onde levo os pratos de volta à cozinha, está evidente minha natureza subserviente. Hoje isso já é consciente. Sou capaz de me pegar no ato e dou um jeito de interromper o processo!

Hoje sonhei que eu e minha mãe estávamos trabalhando como voluntárias num pronto socorro! Logo eu que me sinto mal com cenas de pessoas machucadas.
Mas nem sempre consigo me lembrar do sonho inteiro. Esse de hoje ficou todo "picadinho" :)

Mariana disse...

Pois comigo é o contrário: não consigo fazer nada tentando agradar, desde muito criança sou assim. Isso afugenta, é certo, mas eu acho que a gente está no mundo para algo mais forte: tentar agradar é, de alguma foma, submeter-se ao outro. Eu não consigo, embora nada em mim desabone um forte sentido de ética, de correção.

sonia disse...

Por essas e outras é que meus relacionamentos acabam. Chega um momento em que me dá o "estalo do Padre Vieira" e eu puxo o carro rapidinho. Por que será que desde o princípio eu já não mostro minhas garras? É, Mariana, nada como um bom sonho para nos indicar a quantas vamos...rsrs